Muitos empreendedores que estão iniciando sua loja virtual ou qualquer outro tipo de negócio ou serviço em home office tem dúvidas sobre qual endereço registrar como sede da empresa.

As pessoas geralmente se sentem incomodadas com o fato de ter que utilizar o endereço residencial para a empresa, pois este endereço será exposto em diversos documentos da empresa, o que causa insegurança para os novos empresários.

Como solução para isso, muitos empresários têm optado por utilizar a sede virtual. Vamos entender como ela funciona?

O que é uma sede virtual

Sede virtual é um serviço oferecido por empresas que atendem empreendedores que trabalham de forma remota.

Ao contratar uma sede virtual, você terá um endereço fiscal para registrar o seu CNPJ e comprovar endereço junto a qualquer órgão, se necessário.

O endereço da sede virtual é real, a única diferença é que esse endereço pode ser utilizado por sua empresa sem que você tenha que ocupar aquele espaço físico. O endereço será usado para fins fiscais e monitorado pela empresa que você contratou o serviço.

Além do endereço, algumas empresas oferecem serviços adicionais como atendimento telefônico, recebimento de correspondências, espaço para coworking, secretarias virtuais, entre outros.

Contratar uma sede virtual é ideal para todo empreendedor que não depende de uma estrutura física para trabalhar.

Quem pode ter e quanto custa uma sede virtual

Todo indivíduo ou empresa que precisa de um endereço fiscal pode contratar esse serviço.

Os valores vão variar conforme a quantidade de serviços que você contratar. As empresas com valores mais caros oferecem mais serviços, como falamos acima, mas geralmente se você precisar somente de um endereço, o valor ficará entre R$ 70 até R$ 200,00. Depende da localização e dos serviços que você vai contratar.

Se você trabalha remotamente e não precisa de um lugar fixo para a sua empresa, ou ainda, não gostaria de utilizar seu endereço residencial como endereço fiscal, ter uma sede virtual é perfeito para você.

Além disso, podemos dizer que ter uma sede virtual é recomendado para todo prestador de serviço que queira expandir sua estrutura de atendimento de forma remota. Por exemplo, se além de ter um endereço fiscal, você também gostaria de ter uma secretária virtual para administrar sua agenda, você pode contratar esse tipo de serviço e passar mais credibilidade para seus clientes.

Para contratar uma sede virtual, o processo é diferente para cada caso. Se você já tem empresa aberta, poderá transferir o endereço para a sua sede virtual. Ou se estiver iniciando pode usar o endereço da sede virtual para abertura da empresa.

A alteração de endereço ou a abertura da empresa pode ser feita com a Ocana Assessoria Contábil. Clique aqui e conheça nossos serviços.

Com a sede virtual você ficará isento de uma série de documentos e protocolos, pois negócios com sede virtual não necessitam de uma documentação tão burocrática para seu funcionamento.

Isso também vai influenciar nos seus custos, pois o gasto com documentação e registros legais para funcionamento de uma sede virtual são irrisórios quando comparados aos negócios físicos. O mesmo se aplica a protocolos e alvarás, sem contar a economia com estrutura.