Depois que você se formalizar, é preciso ficar atento aos processos que vão fazer seu negócio funcionar.

Tem muita gente que tem vontade de empreender, mas já adiantamos que não é uma jornada fácil. É preciso muito cuidado, atenção e disciplina para administrar uma empresa, independente do tamanho.

Existem alguns pontos aos quais é preciso estar atento, por isso para uma boa gestão da empresa, considere:

  •         Sempre obtenha informações sobre o planejamento e a gestão dos seus negócios
  •         Promova análise dos seus comportamentos como gestor, visando sempre a continuidade do negócio
  •         Estruture todas as áreas da empresa, e analise os resultados para sempre tomar as melhores decisões.

Como empreendedor sempre tenha em mente suas estratégias de atuação e faça um planejamento financeiro para acompanhar os gastos, conhecer o fluxo de caixa e calcular os lucros.

Quando deve faturar?

Você deverá faturar no mês que prestar o serviço, sempre.

Suas receitas devem ter como suporte um contrato de prestação de serviços ou uma nota fiscal de venda do produto. Para todos os recursos financeiros recebidos de terceiros (que não sejam empréstimos nem reembolsos) você deve emitir nota fiscal. Lembre-se que sonegação fiscal é crime, se atente para começar a empresa com o pé direito, fazendo tudo certo.

Quando deve pagar impostos?

Sempre que houver faturamento, haverá obrigatoriedade de pagamento de impostos.

Empresas do Regime Simples Nacional por exemplo devem fazer o recolhimento de todos os impostos através da guia DAS. A base de cálculo é sempre o total de Notas Fiscais emitidas no mês, que equivale a sua receita bruta.

Os percentuais vão variar conforme a atividade e o volume de receita acumulado nos últimos doze meses. O recolhimento será sempre no mês subsequente, no dia 20 ou no último dia útil anterior.

O segredo está no planejamento

Você já deve estar cansado de saber que a cada quatro empresas abertas, uma fecha antes de completar dois anos.

Por isso, seu foco deve ser 100% sua empresa, para não deixar que seu negócio morra na praia. Para isso, os primeiros passos depois de abrir a empresa são fundamentais e devem ser certeiros.

E cometer um erro por falta de planejamento pode custar mais do que o prejuízo do seu investimento, mas se você tiver um bom planejamento e uma boa assessoria contábil você não precisa passar por isso.

Nos primeiros meses do seu negócio dedique muita atenção ao controle financeiro, pois gastar mais do que se tem pode levar sua empresa a acumular dívidas. Veja quanto dinheiro você tem disponível para gastar no negócio e só faça planos com esse valor.

Não confunda suas finanças pessoais com as finanças da empresa, evite se afobar e dar passos maiores que a perna, pois esse momento é de economia.

Quando a empresa está começando, as vezes o retorno financeiro não é tão bom, por isso você deve ser inteligente com o seu bolso.

Abrir e administrar uma empresa não é nenhum bicho de sete cabeças, desde que você esteja coberto por uma boa assessoria contábil. Entre em contato conosco e conheça os serviços da Ocana.