Procon promove renegociação de dívidas online

Postado em 21 de novembro de 2016 na categoria FINANCEIRA

noticiafoto-3f72a98dbd66fa712745225798606a27O Procon de Caçador e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) realizam de 16 a 30 de maio um mutirão online para renegociação de dívidas, como forma de celebrar a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, sendo uma ação conjunta entre Procon, Senacon, Branco Central do Brasil, Sebrae, Febraban e Serasa, permitindo ao consumidor e ao Micro Empreendedor Individual (MEI) solicitar a renegociação de suas dívidas com instituições financeiras sem sair de casa, por meio da plataforma www.consumidor.gov.br.

Para participar, o Consumidor ou MEI deve acessar a plataforma e fazer o registro para receber um login e senha. A partir disso, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o fornecedor tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta.

De acordo com o diretor do Procon de Caçador, Carlos Alberto Pegoraro, além de representar um esforço conjunto dos setores público e privado para oferecer melhores oportunidades de renegociação, a iniciativa tem como um dos seus principais objetivos sensibilizar os consumidores e fornecedores sobre a importância da educação financeira na prevenção do superendividamento e na estruturação de uma vida financeira saudável.

Para o prefeito Beto Comazzetto, está iniciativa trará soluções imediatas aos consumidores e micro empresários de Caçador, no que se refere a renegociações de dividas, aumentando a possibilidade de excluir seu nome do SPC e Serasa, dando novas oportunidades para continuar com seus empreendimentos no município.

Assim, durante o período da ação, os consumidores e MEIs que buscarem a renegociação por meio da plataforma receberão indicações de materiais educativos e cursos de educação financeira. Uma das opções de destaque é o curso “Gestão de Finanças Pessoais”, ofertado gratuitamente pelo Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.

Micro e Pequenas Empresas terão outros canais de atendimento

Ainda na 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Serasa também oferecem um serviço de renegociação de dívidas pela internet às micro e pequenas empresas. Para participar da ação, o empresário deve acessar o Limpa Nome Online Empresas (www.limpanomeempresas.com.br) e efetuar o cadastro. Ao se cadastrar, o empresário terá acesso aos débitos de seu CNPJ e poderá negociá-los diretamente com as empresas participantes, que podem ser visualizadas no menu lateral na mesma página.

Ao escolher e clicar no nome da empresa serão apresentadas as pendências e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) para renegociar. As micros e pequenas empresas que buscarem a renegociação durante o período da ação conjunta também vão receber informações sobre a gestão de finanças e indicação de cursos de educação financeira.

Antes de fazer uma renegociação, é importante se preparar. Para ajudar a classe empresarial, a Serasa disponibiliza gratuitamente o e-book “Como se preparar para a negociação de dívidas“, com uma série de dicas.

EMPRESAS PARTICIPANTES

Banco do Brasil
CREFISA
BMG
Bradesco
BV
Caixa Econômica Federal
Itaú Unibanco
Banco Intermedium
Banco Pan (Panamericano)
Santander
Tribanco


Pesquisa por tags relacionadas:

| |

Seja o primeiro à comentar!

Deixe o seu comentário!

© 2016 Censea Ocana Assessoria Contábil. Todos os direitos reservados. Criação de