Calendário de feriados 2017: prepare sua empresa para oportunidades

Postado em 12 de janeiro de 2017 na categoria PESSOA JURIDICA

Datas comemorativas podem elevar muito o faturamento de uma empresa. Mas para que a estratégia seja vencedora, é preciso pensar na frente e agir com antecedência. E a chegada do novo ano é um bom momento para observar o calendário de feriados 2017 e planejar suas ações


Fique de olho no calendário de feriados 2017

Antes das oportunidades, vamos falar dos desafios. Um feriado que cai em dia útil quase sempre exige do empreendedor ajustar processos para evitar quebras na produção e nas vendas ou prejudicar prazos na execução de serviços.

Caso a decisão seja por trabalhar nessa data, é preciso calcular horas extras, lembrando que é devido um acréscimo de 100% à hora de trabalho do funcionário que exercer jornada em domingos ou feriados.

Além dos cálculos, é preciso usar o bom senso. Em algumas atividades, vale a pena conceder a emenda de feriado (dar folga na sexta após um feriado na quinta, por exemplo). Embora a perda evidente de produtividade, há um ganho motivacional ao colaborador. Você só precisa garantir que o dia não trabalhado seja recuperado de alguma forma.

Empresas que mantêm acordos de compensação de horas com seus funcionários podem se valer da estratégia em casos de emenda. Outra opção é o banco de horas, sendo utilizado o saldo do colaborador para cobrir o dia sem atividades. É uma boa para o empresário, que não precisa arcar com horas extras, e para o trabalhador, que tem no descanso um incentivo à qualidade de vida.

Não existe uma solução perfeita, pois tudo depende da realidade do seu negócio. Mas se há algo que se aplica a todos eles é a palavra planejamento. É preciso analisar prós e contras de todas as medidas possíveis para que a decisão seja a mais acertada possível. Não esqueça de consultar a sua equipe previamente.

Veja na tabela abaixo os feriados nacionais previstos para 2017 e comece a se preparar agora mesmo. Não esqueça de incluir no seu plano os feriados estaduais e municipais.

Data Feriado nacional Dia da semana
25 a 28 de fevereiro Carnaval Sábado a terça-feira
14 de abril Sexta-Feira Santa Sexta-feira
21 de abril Tiradentes Sexta-feira
1 de maio Dia do Trabalho Segunda-feira
15 de junho Corpus Christi Quinta-feira
7 de setembro Independência do Brasil Quinta-feira
12 de outubro N. Sª Aparecida – padroeira do Brasil Quinta-feira
2 de novembro Finados Quinta-feira
15 de novembro Proclamação da República Quarta-feira
25 de dezembro Natal Segunda-feira

Aproveite as datas comemorativas em 2017

Para quem trabalha no comércio, especialmente, os feriados são um problema, mas as datas comemorativas uma solução. O que acontece é que no varejo é mais difícil fechar as portas justamente no dia em que muitas pessoas estão de folga e podem se dedicar às compras. Por outro lado, ocasiões especiais ao longo do ano funcionam como um chamariz para as vendas e podem se relacionar positivamente com o faturamento.

As datas comemorativas geram oportunidades também para outros setores. A Black Friday, por exemplo, pode ser adaptada ao setor industrial e também aos serviços. O que vai aproximar a sua empresa do sucesso é a criatividade da ação (e da promoção) proposta.

Seja qual for o seu negócio, é preciso se preparar muito bem para esse momento. Isso significa detalhar uma estratégia que seja viável financeiramente, que interesse ao seu cliente e que reverta em benefícios à empresa e não acabe gerando insatisfação daqueles que compram de você. Podemos resumir esse ponto em três observações:

Há várias formas de explorar uma data comemorativa, desde o cuidado com a vitrine e a aposta em uma decoração temática de todo o espaço, também iniciativas de interação, animação e teatralização de loja, preços atrativos, descontos, venda cruzada, venda adicional, garantia estendida, entre outras tantas possibilidades.

O segredo, como já comentamos, é estar preparado e elaborar um planejamento que torne a sua estratégia viável de ser aplicada. Para tanto, leve em consideração mais estas quatro dicas:

1. Antecipe-se

Negociar antecipadamente com fornecedores aumenta a chance de conseguir bons preços e condições de pagamento. Além disso, você se previne do risco de atrasos na entrega ou mesmo de não encontrar determinado produto no mercado, tendo que buscar outro fornecedor.

2. Cuide do estoque

Ao conhecer o que seu público busca em cada data comemorativa, você consegue prever no estoque esses produtos. O próximo passo é integrar o espaço com as vendas e qualificar o controle.

3. Treine a equipe

Todos os setores da empresa precisam estar preparados para responder com qualidade e agilidade às demandas, principalmente em datas especiais, que costumam ser de loja cheia. Dê atenção aos vendedores para que caprichem na abordagem e solucionem as necessidades dos clientes.

4. Comunique o cliente

Tanto para atrair novos clientes quanto para trazer de volta os antigos compradores, faça com que saibam das suas ações. Usar as redes sociais para isso é uma das formas mais baratas de promover uma estratégia de marketing em pequenas empresas.

Agora que já tem boas dicas para traçar um plano para vender mais, veja na tabela abaixo algumas datas importantes para a sua empresa em 2017. Até mesmo o Dia das Bruxas, que vem crescendo em popularidade no país, não pode ficar de fora.

Data Data comemorativa Dia da semana
Entre janeiro e fevereiro Volta às aulas
25 a 28 de fevereiro Carnaval Sábado a terça-feira
16 de abril Páscoa Domingo
14 de maio Dia das Mães Domingo
12 de junho Dia dos Namorados Segunda-feira
13 de agosto Dia dos Pais Domingo
12 de outubro Dia das Crianças Quinta-feira
31 de outubro Dia das Bruxas Terça-feira
24 de novembro Black Friday Sexta-feira
25 de dezembro Natal Segunda-feira

Não esqueça das datas alternativas

Apresentamos neste artigo sugestões para a sua empresa se organizar melhor para os feriados em 2017 e também tirar proveito das datas comemorativas.

Acreditamos que você tem agora o que precisa para construir uma estratégia de vendas vencedora. E por que não aproveitar o bom planejamento em outros momentos? Estamos falando de datas alternativas, que também atraem clientes. Confira algumas delas para o próximo ano:


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