Onde encontrar materiais digitais e gratuitos para usar nas aulas

Postado em 4 de agosto de 2016 na categoria EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA

professor-notebook-conferencia-video-computador-elearning-recursos-digitaisVocê já ouviu falar de Recursos Educacionais Abertos (REA)? São materiais de pesquisa, ensino e aprendizagem oferecidos de forma gratuita no ambiente virtual. Eles incluem conteúdos em qualquer formato de mídia, como textos, vídeos, games e aplicativos, além de ferramentas digitais que permitem criação, uso e compartilhamento de informações.

A possibilidade de utilizar recursos educacionais abertos começa a derrubar a visão de tecnologia educacional como um luxo reservado a poucos. Os organizadores da comunidade REA no Brasil lutam pelo maior uso dessas ferramentas por parte dos educadores. Se você quer explorar mais essa tecnologia só que não sabe por onde começar, veja as três sugestões abaixo:

Portal do Professor e acervos estaduais

Portal do Professor é uma iniciativa governamental criada em 2008 que, atualmente, reúne milhares de materiais multimídia organizados por tema ou nível de ensino. Os recursos educacionais são encontrados por meio de palavras-chave ou pela busca avançada. O educador pode visualizar uma ficha técnica contendo descrição e objetivo do conteúdo selecionado. O Portal ainda oferece cadernos didáticos com listas de exercícios e acesso à TV Escola, que exibe programação ao vivo sobre Educação.

Governos estaduais têm iniciativas semelhantes voltadas a objetos digitais educacionais. O Currículo+ é a plataforma lançada pelo governo estadual de São Paulo, com um acervo de vídeos, videoaulas, jogos, animações, simuladores e infográficos articulados ao currículo estadual. Já o Dia a Dia Educação, da Secretaria de Educação do Paraná, traz áreas para alunos, educadores, gestores escolares e comunidade, com informações diferenciadas para cada público. No espaço do educador, encontra-se o menu Recursos Didáticos, que contribui com a prática pedagógica.

Escola Digital

Um destaque da Escola Digital é que, além dos filtros tradicionais, o usuário pode escolher apenas conteúdos adaptados para crianças com deficiência visual e auditiva. Até o fim de agosto, uma nova versão da plataforma vai ser lançada e trazer funcionalidades de interação interessantes, como a criação de grupos e compartilhamento de experiências de uso.

Recursos Educacionais Abertos

O site Recursos Educacionais Abertos é feito colaborativamente por uma comunidade de educadores, cientistas, profissionais da área de tecnologia da informação e comunicação (TICs) e interessados pela área de todo o país. No menu Mão na Massa estão as opções buscar, criar ou compartilhar materiais. O portal ainda oferece cursos e oficinas sob demanda em instituições de ensino para capacitar equipes no uso dos recursos digitais.

Maiores informações sobre REA em outro post

Fonte: NovaEscola / Claudio Sassaki


Pesquisa por tags relacionadas:

| |

Seja o primeiro à comentar!

Deixe o seu comentário!

© 2016 Censea Ocana Assessoria Contábil. Todos os direitos reservados. Criação de