A proposta que está sendo desenhada pela equipe econômica, vai ser entregue ao Congresso ainda nesta semana.
Implementado no Brasil desde novembro do ano passado, o Pix permite a realização de transferências bancárias e pagamentos praticamente em tempo real.
Segundo o Banco Central, em menos de 48 horas após seu lançamento, foram realizados mais de 10 milhões de cadastros de usuários.
Já o número de instituições financeiras que aderiram ao serviço passou de 980, incluindo bancos, fintechs e carteiras digitais. As lojas virtuais não ficaram de fora, muitas já aderiram à facilidade, a fim de oferecer mais comodidade e opções aos seus clientes.
Diante disso, Éder Medeiros, CEO do Melhor Envio, plataforma de cotação e geração de fretes, listou os quatro principais benefícios desta implementação para o e-commerce. Confira:
Alternativa mais ágil que o boleto bancário
Antes do Pix, as opções mais comuns para compras costumavam ser cartão de crédito ou boleto. De acordo com o estudo feito pela BigDataCorp, para o PayPal Brasil, cerca de 60% dos consumidores que escolhem a opção do boleto acabam não prosseguindo com a compra, ou seja, a venda é perdida.
Mesmo quando o cliente vai até o fim e realiza o pagamento do boleto bancário, a confirmação leva até 72 horas para aparecer para o lojista. Então, o pagamento instantâneo promete uma compra sem dificuldades e uma transação mais rápida, reduzindo o tempo de entrega e chances de abandonar o carrinho.
Mais segurança para os clientes desconfiados
Um dos motivos que pode afastar parte do público das compras pela internet é a inserção de dados pessoais em algum site sem a garantia de segurança.
Com a oferta do Pix, o e-commerce tem mais chances de conquistar esses clientes, já que não precisam informar nenhum dado sensível.
Checkout rápido e sem sair da loja online
Dependendo da plataforma e do meio de pagamento escolhido, os clientes podem ser direcionados para outros sites para fechar a compra, fator que pode gerar desconfiança.
Já o Pix permite que todo o processo seja realizado no site da própria empresa e finalizado no smartphone.
Entregas mais rápidas
O prazo de entrega é outro fator crucial na hora da decisão de compra. Essa etapa também inclui processos internos da loja online, como confirmação do pagamento, emissão de nota fiscal e empacotamento do produto.
Com o Pix, o recebimento do pagamento é instantâneo e, portanto, a agilidade resultará em um menor tempo de entrega. Assim, o cliente se sentirá mais satisfeito e a empresa oferecerá uma melhor experiência de compra.
Com informações de Éder Medeiros, CEO do Melhor Envio