Está pensando em abrir um negócio ou já abriu, entende que a Contabilidade é primordial para sua empresa seguir saudável e de acordo com a lei, então leia este artigo até o final.

 

Neste artigo você verá:

 

  • Qual a importância da contabilidade nos negócios empresariais?

  • Qual o principal objetivo da contabilidade?

  • Quem faz a contabilidade de uma empresa

 

O que eu preciso saber sobre Contabilidade Empresarial para gestão dos negócios?
É um fato. Todo novo empreendedor que deseja começar sua empresa regularmente se preocupa com os detalhes mais importantes, dentre os mais importantes está a pergunta:

E contabilidade, como vou fazer?

 

A partir disso se iniciam as pesquisas básicas, tanto na internet quanto entre os conhecidos.

 

Claro, não poderia passar despercebido por você novo empreendedor, afinal, apesar da pouca experiência na área empresarial, o mínimo que se sabe é que a ausência de um profissional da contabilidade que cuide de sua empresa neste sentido, poderá levá-lo à falência antes mesmo que comece a ver os resultados positivos e ninguém aqui quer isso, certo?

 

Pensando nisso, desenvolvemos esse artigo que poderá lhe ajudar nesta fase crucial do seu negócio.

 

Qual a importância da contabilidade nos negócios empresariais?
Se você é daqueles que ainda pensam que o dinheiro da sua empresa pode ser utilizado para fins pessoais, então eu te convido a rever seus pensamentos.

Essa confusão no financeiro é muito comum, porém perigosa.

 

Pensamentos e ações como essa poderão trazer prejuízos contábil e jurídicos, problemas com órgãos governamentais, entre outros.

Atente-se ao pró-labore e use somente o valor destinado a gastos pessoais, investimento o restante na sua empresa, assim você evitará diversos problemas futuros, tanto para si como para sua empresa.

 

Qual o principal objetivo da contabilidade?

Mas afinal, para que serve a contabilidade em uma empresa?

 

Processar as informações da empresa, emitir relatórios para análises fiscais e tributárias para uso correto das informações: assim é possível compreender melhor o atual cenário da empresa para tomada de decisões assertivas.

 

Estar atento a atualizações de termos e normas legais que podem prejudicar a sua empresa, caso não esteja seguindo.

Emitir notas fiscais:

Ao deixar de realizar esta obrigação, sua empresa correrá riscos gravíssimos, hoje o fisco está super avançado em termos de tecnologia cruzando todas as informações geradas em sua empresa: Faturamento e obrigações acessórias, bancos,cnpj, cpf, cartões, maquininhas e muitos outros.

 

Crime de sonegação fiscal descrito na lei 8.137/90 no artigo 1º, inciso III pode gerar pena de reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos e multa ao infrator.

Em resumo, o objetivo da contabilidade é fazer com que a empresa tenha suas operações de acordo com a legislação fiscal e tributárias, evitando qualquer problema futuro com órgãos fiscalizadores.

 

Quem faz a contabilidade de uma empresa?

 

A essa altura, provavelmente você já chegou à conclusão sobre a importância deste serviço para sua empresa e alguns dos muitos problemas que ela pode evitar.

 

Agora sua pergunta deve ser:

 

Quem é o profissional que fica responsável por esta área?

 

Talvez você já até tenha essa resposta, por desencargo de consciência, o profissional responsável por esta área é o contador.

Para que tudo ocorra de forma ágil e possível, procure um profissional capacitado, que lhe dê atenção necessária para lhe assessorar em qualquer assunto relacionado.

Rapidez no atendimento para tirar suas dúvidas poderá lhe poupar muitas dores de cabeça.


Profissionais que possuem processos de Sistema de Gestão de Qualidade na contabilidade podem lhe ajudar a melhorar a performance de sua empresa.

Então, caso esteja pensando em abrir ou regularizar sua empresa legalmente com ajuda de profissionais, procure a Ocana.