O uso de certificado digital tem se intensificado cada vez mais no meio empresarial. Cresceu o número de empresas que aderiram a transformação digital, e passaram a desmaterializar os processos e rotinas migrando para o formato eletrônico, baseado no uso de documentos digitais e na efetivação de atos remotos.

Nesse cenário, o Certificado Digital ajuda muito nas necessidades atuais de grande parte das empresas.

Ele oferece suporte para uma série de atos dentro das empresas e garante não só a segurança dos processos, mas também validade jurídica e mobilidade. 

O certificado digital foi pensado para dar suporte às operações empresariais de maneira interna. A finalidade do certificado é garantir validade jurídica dos atos que são praticados internamente, por isso a legislação exige que exista um acordo prévio entre as partes, em relação ao uso dessa tecnologia. 

Você pode usar o certificado digital no RH, na assinatura de contratos de prestação de serviço, na assinatura de contrato de vendas, no gerenciamento de franquias, autenticação em sistemas e encriptação de mensagens.

Benefícios do uso do certificado digital nas empresas 

Hoje, as empresas mais antenadas buscam formas de simplificar seus processos, reduzir custos e profissionalizar a gestão de documentos. Em todos esses pontos, o certificado digital é capaz de agregar. 

Um dos maiores diferenciais do certificado digital está na validade jurídica que ele oferece. Tudo o que é assinado com o certificado digital tem garantia de autenticidade, integridade e validade jurídica. 

Por meio de um e-CNPJ é possível cumprir obrigações junto ao fisco, e transmitir informações e documentos eletrônicos, a partir dos sistemas de informação da RFP, com total garantia de validade. 

Além disso, não podemos deixar de considerar a impressão de custos e a economia de tempo. Se antes era muito usado documentos impressos e processos manuais, nesse sentido o certificado digital é a base para utilização segura de documentos eletrônicos, para a efetivação de atos em meio online, que minimiza muito o custo. 

O uso do certificado também agiliza os processos pois grande parte das atividades realizadas internamente em uma empresa, podem ser realizadas digitalmente. 

Assim, é possível experimentar uma maior produtividade na rotina da empresa. 

Como ele garante a autenticidade dos arquivos e a sua origem é possível migrar de forma plena para os arquivos eletrônicos, eliminando a necessidade de manuseio dos documentos impressos. 

Em um sistema informatizado de gestão de documentos, você pode simplificar a organização dos arquivos e fica mais fácil garantir o acesso a eles, especialmente em empresas com diferentes filiais. 

Por fim, podemos dizer que o certificado digital na prática, atende a muitas necessidades e demandas de negócios que desejam elevar a segurança e eficiência dos processos a partir do seu uso. 

Nesse sentido, a Ocana oferece às empresas todo o suporte necessário para providenciar e usar os certificados digitais dentro da empresa, de acordo com a realidade e com as necessidades indicadas por cada cliente.