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Como atualizar boleto para novas regras

Uma forma de cobrança comum em empresas vai mudar neste ano. Até dezembro, será preciso atualizar boleto para as novas regras, pois o formato registrado da fatura será o único permitido. Você já sabe como essa alteração atinge o seu negócio?

Um novo boleto em 2017

Sai de cena o boleto bancário simples e passa a valer apenas o boleto registrado, que já existe, mas não é obrigatório. Essa é a principal mudança trazida pela implantação da Nova Plataforma de Cobrança, desenvolvida pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Mas a forma como o seu negócio será impactado pode variar. A única certeza é que será preciso atualizar a maneira como você emite boletos aos seus clientes, pois novos procedimentos estão previstos não apenas para o pagamento da fatura.

Na modalidade registrada do documento, é preciso constar os dados do emissor (no caso, a sua empresa) e também as informações do pagador, como o CPF ou CNPJ do cliente e seu nome completo. Os demais campos, como valor e data de vencimento, permanecem e são obrigatórios.

O custo para o empreendedor tende a ficar mais alto, pois o boleto registrado implica em novas taxas bancárias que não existem na versão simplificada. Entre elas, podem ser cobradas tarifas pelo registro do documento, sua liquidação, permanência, protesto, alteração e cancelamento.

Tudo isso exige maior atenção e cálculos na hora de contratar uma carteira junto ao banco, já que a opção simples não estará mais disponível para novos usuários. Por sua vez, os antigos terão até dezembro para migrar para a carteira registrada (veja o cronograma abaixo).

Já para a emissão, pouco ou nada muda. Quem já utiliza um sistema emissor, como um software de gestão online integrado com o banco, não terá sua rotina afetada, pois o registro do boleto ocorre automaticamente.

Assim que é realizada a emissão do documento, um arquivo de remessa é transmitido ao banco com todas as informações previstas. Para a empresa, retorna um arquivo que confirma o registro da operação. O mesmo processo de comunicação acontece se o boleto for alterado pelo emissor.

Novo cronograma para atualizar boleto

Fique atento aos prazos. Conforme o valor do boleto que você emitir a partir do mês de julho, já terá que obrigatoriamente utilizar a versão registrada do documento.

A Febraban atualizou o cronograma, que anteriormente já previa mudanças no mês de março. Ainda assim, o prazo final foi abreviado em quatro dias e até 11 de dezembro todos os boletos estarão adequados ao novo formato.

Segundo a entidade, a adequação no cronograma ocorreu por decisão dos bancos. O objetivo é garantir que o sistema esteja funcionando de forma integrada, sendo alimentado por todas as instituições para a validação dos documentos de cobrança já para a primeira etapa, em julho.

Confira as novas datas para atualizar boleto:

Faixa de valor do boletoData de início de validação
Igual ou superior a R$ 50.000,0010/07/2017
Entre R$ 49.999,99 e R$ 2.000,0011/09/2017
Entre R$ 1.999,99 e R$ 500,0009/10/2017
Entre R$ 499,99 e R$ 200,0013/11/2017
Igual ou inferior a R$ 199,9911/12/2017

Por que a mudança pode ser boa para você?

Novos custos, novas regras, mais obrigações. Analisando dessa forma, parece que a mudança é mais um problema do que uma solução para o pequeno empresário. Mas não se apresse, pois há boas razões para utilizar o boleto registrado.

Seu cliente vai gostar

Ainda que ele possa pagar um boleto simples em uma agência do banco emitente, não tem a comodidade de quitar a fatura em qualquer instituição, mesmo após o vencimento. É que no formato registrado a atualização dos valores, com juros e multa, ocorre automaticamente.

Também o comprovante de pagamento será mais completo, pois irá apresentar todos os detalhes do boleto, com as informações do beneficiário e do pagador, além de possíveis descontos, juros e multas.

E não podemos deixar de destacar que o pagamento em duplicidade não é permitido, já que a quitação do boleto também é registrada. Se o seu cliente pagou e esqueceu disso, não conseguirá pagar novamente e será informado disso.

É mais seguro

A Nova Plataforma de Cobrança nasceu com um objetivo principal: reduzir o alto número de fraudes bancárias, considerando que o boleto simples tem maior vulnerabilidade a elas. Nesse formato, basta aos criminosos alterar campos e o código de barras.

Já o sistema atualizado facilita o rastreamento da operação e aumenta a capacidade dos bancos de filtrar os boletos indevidos. Se houver alguma divergência entre os dados do documento e aqueles registrados na plataforma, a operação será invalidada e o pagamento não será autorizado.

Amplia o controle financeiro

Você ainda se perde em meio aos recebimentos e tem dificuldades de organizar suas cobranças? Esse é um tipo de falha que causa prejuízos ao caixa. No caso do boleto registrado, fica mais fácil controlar os documentos emitidos, confirmar o pagamento, a data e o valor pago.

Para quem utiliza um sistema de gestão, qualquer atraso é rapidamente identificado. Nesse caso, vale monitorar a operação com atenção, pois o não pagamento se configura inadimplência e exige uma política de cobrança específica.

Protege seus direitos

Até mesmo nas situações em que o pagamento não é realizado há vantagens ao empreendedor em atualizar boleto para o sistema registrado. Como ele traz informações completas sobre o pagador (que nesse caso virou devedor), cresce a chance de ter êxito em um protesto do título não pago em cartório.

Prepare-se para a atualização

Agora que já conhece o cronograma para atualizar boleto de acordo com a nova plataforma da Febraban, você pode planejar a transição com maior tranquilidade na sua empresa.

Se ainda não possui uma carteira registrada ou não emite boletos e deseja fazê-lo, procure o banco e se informe sobre as taxas. Vale pesquisar entre diferentes instituições para encontrar o melhor custo-benefício.

Já na sua empresa, além de um sistema emissor, pode ser útil contar com uma solução completa de gestão. Uma boa razão para isso é que, com o novo boleto, você precisará ainda mais de um cadastro de clientes atualizado. E isso um bom software faz perfeitamente para o seu negócio. 

Via ContaAzul

 

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