Se você tem uma empresa que opera principalmente ou exclusivamente na internet ou plataformas digitais, você tem um negócio digital.
São negócios que utilizam tecnologias digitais para comercializar produtos ou serviços, e oferecem uma experiência de compra e uso totalmente digital.
Esses negócios podem ter várias formas, desde empresas de comércio eletrônico que vendem produtos online até aplicativos de serviços que conectam prestadores de serviços a clientes.
São negócios digitais: as lojas virtuais, aplicativos de serviços, plataformas de marketplace, negócios que produzem e vendem conteúdo digital como ebooks, cursos online, podcasts ou webinars, entre outros.
Esse tipo de empreendimento tem ganhado cada vez mais importância nos últimos anos, devido ao aumento do uso da internet e da facilidade de acesso a tecnologia.
Afinal, hoje em dia todo mundo tem um celular conectado à internet.
Um negócio digital é uma empresa
Ter um negócio digital é a mesma coisa do que ter uma empresa que atua fisicamente.
A abertura do CNPJ deve ser feita da mesma forma, bem como todas as obrigações e impostos devem ser cumpridos e pagos conforme manda a lei.
Os negócios digitais estão sujeitos a regulações específicas, tanto no âmbito tributário quanto no âmbito regulatório. Portanto, o escritório contábil precisa ter cuidado e ter um conhecimento mais aprofundado sobre essas regulações, para evitar erros fiscais e financeiros.
Também podemos dizer que os negócios digitais utilizam tecnologias avançadas como plataformas de pagamento eletrônico e softwares de gestão de vendas, que exigem conhecimentos específicos da contabilidade.
Além disso, eles têm diversas formas de receita como vendas de produtos, anúncios, assinaturas e comissões.
Cada forma de receita tem suas particularidades tributárias e contábeis e uma contabilidade especializada ajuda a gerenciar essas fontes de receita de forma eficiente.
Com relação a escalabilidade, também é possível afirmar que os negócios digitais têm grande capacidade, ou seja, eles podem crescer rapidamente em pouco tempo.
A contabilidade pode ajudar a gerenciar esse crescimento, acompanhando a evolução do negócio e garantindo que a gestão financeira esteja adequada ao tamanho da empresa.
É possível economizar impostos se eu tenho um negócio digital?
A resposta é sim, desde que sejam observadas as normas tributárias aplicáveis.
O planejamento tributário aqui é essencial e consiste em várias estratégias legais para reduzir a carga tributária.
Existem regimes tributários especiais que oferecem alíquotas mais baixas para empresas de tecnologia como o Simples Nacional e o Lucro Presumido.
Cada regime tem suas particularidades e pode ser mais vantajoso para diferentes tipos de negócio.
Também devemos levar em consideração as deduções fiscais que podem ser aplicadas aos negócios digitais, como a dedução de gastos com marketing, aquisição de clientes e gastos com desenvolvimento de software.
É possível reduzir custos tributários por meio da escolha adequada de formas de pagamento, como utilizar pagamentos com cartão de crédito, débito ou Pix.
Aconselhamos a aproveitar incentivos fiscais para investimentos em tecnologia, como a Lei do Bem, que permite deduções fiscais para empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento.
Por fim, é importante lembrar que o planejamento tributário ajuda a reduzir a carga tributária, desde que realizado dentro dos limites da lei.
Por isso busque suporte de um contador especializado, para ajudar a encontrar as melhores estratégias para reduzir os impostos do seu negócio digital.