bpo financeiro

Você certamente já ouviu falar sobre BPO Financeiro, mas sabe o que significa e quais são os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa?

BPO em inglês representa o termo Business Process Outsourcing, e a tradução significa terceirização de algum processo. Ou seja, quando falamos de BPO Financeiro, estamos falando em terceirização de alguns ou todos os processos financeiros da empresa para uma empresa terceirizada.

Essa empresa fica responsável por toda área financeira da empresa, cuidando da rotina financeira, tributável e em alguns casos faz integração com a parte contábil, contas a pagar e receber.

O serviço pode ser personalizado de acordo com a especialidade da terceirizada contratada e a necessidade de quem contrata.

Uma vez que o setor é garantido por uma prestadora de serviços, o restante da empresa pode se dedicar a outras estratégias.

No caso da gestão de pagamentos ainda, geralmente o BPO os agenda em uma plataforma ou sistema e os diretores da empresa ou responsável só precisa aprová-los para que os pagamentos sejam feitos.

Entre os serviços do BPO Financeiro, os mais relevantes são:

  •         Gestão de indicadores financeiros
  •         Administração de fluxo de caixa
  •         Conciliação bancária

Vantagens do BPO Financeiro

As principais vantagens para contratar um serviço de BPO são a segurança para evitar riscos financeiros e a qualificação profissional.

Ao invés de montar uma equipe financeira dentro da empresa, é possível contar com colaboradores internos que ficam responsáveis por gerenciar e reportar sobre a operação terceirizada.

E aí esses colaboradores podem utilizar o tempo para ações mais estratégicas, pois as rotinas operacionais estarão sob responsabilidade do BPO, que é formado por profissionais qualificados.

Então, podemos falar que as maiores vantagens são:

  •         Maior valor agregado
  •         Análise estratégica
  •         Contenção de problemas e riscos
  •         Mais competitividade

Quem pode contratar esse serviço?

Optar por um BPO financeiro pode trazer benefícios para todas as empresas, independente do tamanho.

Para as grandes empresas, pode ser utilizado para atividades mais específicas e para as pequenas, esse serviço pode ajudar muito o pequeno empresário a focar mais nas vendas e ficar sossegado quanto a parte financeira.

A verdade é que depois da crise provocada pela pandemia, muitas empresas estão se vendo obrigadas a enxugar suas equipes e rever despesas para sobreviver. Então o BPO foi a saída que muitas empresas viram para enxugar custos tornando a operação mais eficiente e leve.

Para as pequenas e médias empresas, a terceirização pode ser ainda mais atraente porque ela representa economia e praticidade. Além disso, o custo do serviço é proporcional ao volume de registros.

Qual a diferença entre BPO, Assessoria e Consultoria?

Alguns conceitos se esbarram quando falamos de terceirização de serviços para empresas, por isso é importante saber diferenciar e saber qual o papel de cada um deles:

  •         BPO Financeiro: influencia na estrutura financeira e física da empresa, e normalmente a empresa se torna mais disciplinada
  •         Assessoria: trata-se de um auxílio técnico, geralmente com data de conclusão, e também não há grandes responsabilidades na tomada de decisão.
  •         Consultoria: está atrelada mais ao aconselhamento, onde o consultor dá o horizonte ao empresário, mas cabe a ele indicar o caminho que vai seguir.

Para saber mais sobre esse serviço, converse com a Ocana, entenda o momento da sua empresa e facilite os processos com a contratação de novos serviços contábeis.