Uma boa gestão tributária otimiza estratégias junto ao empresário visando redução de gastos, economia tributária, segurança fiscal e muitas vezes ajuda o negócio a sobreviver.

Sabemos que ter uma empresa não é uma tarefa fácil, pois são muitos os impostos e obrigações. Então, porque não investir em uma assessoria contábil que ofereça esses serviços não é verdade?

A gestão tributária é necessária porque muitas empresas não têm conhecimento específico sobre a tributação do seu produto ou serviço. Assim, elas acabam pagando impostos excessivos, e assim seu produto ou serviço fica caro perante os concorrentes, podendo gerar até uma crise financeira.

É aí que entra o trabalho de um profissional capacitado, que vai alinhar conhecimentos contábeis e jurídicos com a realidade da sua empresa, visando redução de pagamentos de impostos e toda a burocracia que envolve esse trabalho.

Uma pesquisa realizada pela Doing Business e a PwC em 2020, revelou que no Brasil, são gastos mais de 1500 horas na preparação e pagamento de impostos de renda das empresas.

O Brasil ocupa o 184º lugar no ranking dos países que têm maior complexidade de impostos. Por isso, recentemente houve um crescimento grande na procura de serviços da área de consultoria e planejamento tributário, e ainda assim o empresário brasileiro tem muitas dúvidas.

A consultoria tributária e o trabalho do contador

Se engana quem pensa que a consultoria tributária é responsabilidade do contador. Nem sempre. Contadores e assessorias contábeis fazem a gestão contábil, fiscal e de departamento pessoal do dia a dia, com o objetivo de entregar balanços e declarações, facilitando ao empresário a tomada de decisões.

Para contratar uma consultoria tributária, que vai trabalhar para analisar todos os impostos da sua empresa visando uma readequação ou redução de custos, é preciso que esse serviço seja contratado à parte.

Isso porque existem alguns aspectos na legislação tributária que são passíveis de interpretações que podem levar a ações judiciais, e isso ultrapassa a competência de um contador, por isso muitas consultorias tributárias conciliam também o trabalho de um advogado tributarista.

Benefícios da consultoria tributária

O principal benefício que não podemos deixar de falar aqui é a redução de custos. Sabemos que o mundo atual nos demanda a todo instante realizar um corte de gastos, principalmente dentro da estrutura de uma empresa que está sempre buscando fornecedores mais baratos, redução nos encargos trabalhistas, alteração de estrutura da empresa, entre outras medidas.

A redução da carga tributária não impacta em nada a qualidade do produto ou serviço da empresa, e por isso ela deve ser vista como uma prioridade.

Além disso, a segurança fiscal é outro ponto que devemos levar em consideração aqui. Com uma consultoria tributária que faça a gestão tributária da forma como se deve, você acaba reduzindo a possibilidade de penalidades, sanções e multas.

Ainda, com uma análise apurada, é possível verificar a existência de créditos tributários. Já pensou se você tiver uma restituição de pagamentos de tributos indevidos e nem sabe?

A consultoria tributária vai identificar e diagnosticar isso, e vai mostrar quais são os produtos ou serviços que são passíveis de restituição, de acordo com a legislação e o regime tributário da sua empresa.

.